segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A CARTOMANTE

A disputa entre gremistas e colorados no Rio Grande do Sul é histórica. O fanatismo dos torcedores, muitas vezes chega ao extremo: todo gremista torce para o Grêmio e para todos os times que jogam contra o Inter e vice-versa. Na final do Campeonato Mundial de Clubes em Abu Dhabi, o Internacional, um dos times participantes, parte de Porto Alegre, após grande festa e exposição de filme para a torcida no estádio Beira Rio, muito confiante de mais uma conquista. Entre os torcedores, um em especial, muito fanático, morador de Hulha Negra, trabalhador da Escola Monteiro Lobato: seu Jorge, mais conhecido como Coruja, claro, como sempre confiante na vitória do seu amado time. Mas, como há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia, para se certificar, resolveu consultar uma cartomante, para ver se os astros lhe acalmavam o coração. Chegou na casa da velha senhora a noitinha, se escondendo atrás das moitas para não ser descoberto, todo vestido com a camiseta e seu chapeuzinho do Inter. A senhora mandou ele sentar e logo foi colocando as cartas, dizendo que já sabia o que ele queria saber, mesmo sem ele ter falado nada.
_Olha meu filho, as cartas não mentem, o time campeão do mundo vai ser Inter com certeza. Coruja muito emocionado, chorando de emoção, agradeceu a velha senhora e saiu festejando a vitória antecipada.
No dia da estréia do Inter no campeonato, 14 de dezembro de 2010, desde cedo, Coruja, todo fardado, largava foguetes na frente da escola, anunciando a todos que o Inter seria campeão do mundo. Como o jogo seria as 14h, não foi trabalhar a tarde, pois tinha que ver a partida e torcer, apesar de que o time do Mazembe não apresentava nenhum perigo para seu time. O primeiro tempo foi sem muitas oportunidades, mas o Inter não conseguiu marcar gol. O intervalo foi tenso, mas a vitória estava guardada para o segundo tempo, é claro. No entanto, o Mazembe fez dois gols no segundo tempo e infelizmente acabou com a alegria dos colorados. Coruja desconsolado, se entregou as lágrimas e contou a sua esposa, religiosa e contra qualquer crendice que tinha ido à cartomante e ela tinha lhe garantido que o Inter seria campeão. Sua esposa lhe disse que era bem feito, não deveria d acreditar nessas macumbeiras e sim acreditar em Deus somente.
Passado algumas semanas, ainda abatido com a derrota, resolveu tirar satisfação da velha cartomante:
_ Eu vim aqui porque a senhora me mentiu, disse que suas cartas não mentem, que meu time seria campeão do mundo e o meu time perdeu na estréia do campeonato!!!!
_ Meu filho, eu lhe disse que o campeão do mundo ia ser Inter com certeza, não disse que ia ser o seu time, e você não me perguntou, saiu festejando antes de lhe dizer que era Inter de Milão.
Tristeza de uns, felicidade de outros, os gremistas dizem que são Mazembe desde pequeninos.


Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência, baseado no conto "A Cartomante" de Machado de Assis.

Fernanda Vestfahl

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Querida Fernanda,
    Parabéns! O texto trata o tema com humor, preservando a questão central que exalta o pensamento mágico - no papel também de uma cartomante. A reescrita atendeu as solicitações de atualização no tempo, de abordar a cultura local.
    Um abraço,
    Maria Cristina

    ResponderExcluir