segunda-feira, 6 de dezembro de 2010




Palavras!Palavras!
Estas tão simples e formidáveis, são a expressão de todo o contexto da forma como a sociedade se organizou e convive dentro da existência humana.
Palavras escritas, desenhadas, cantadas, faladas e sobre tudo pensadas. Uma condição que exige um empenho muito grande de quem ouve, fala ou lê. Aprender !
Elas são asas da imaginação, viajam no pensamento, criam formas e muitas vezes torna-se imortais.
Há! Palavras!
Se, em um adulto elas conseguem mudar o destino, imaginamos em uma criança . O imaginário infantil desenvolve um cenário que só os contos podem realizar, a aprendizagem torna-se espontânea, e o verbo forma-se como veículo para o pensamento dissertativo.
Deixamos aqui um poema de Mario Quintana, que fala sobre os poemas, e de como a leitura faz a imaginação voar, sem tirar os pés do chão.
OS POEMAS
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

Mario Quintana - Esconderijos do Tempo
Disponível em : http://www.fabiorocha.com.br/mario.htm
Acessado em 05/12/2010
A poesia tem uma disposição textual mais simples, tornando mais prazerosa a leitura. Como disse o poeta José Paulo Paes, “poesia é brincar com as palavras como se brinca com bola, papagaio e pião”. É isso que as crianças querem brincar com palavras sem ter que se preocupar em seguir um pensamento, terminar um parágrafo ou dar um final a sua história.
Os pais devem resgatar as brincadeiras antigas e poéticas, que com a informatização cada dia mais vai se perdendo o gosto pelas brincadeiras de roda com trocadilhos, músicas, rimas e não esquecendo as adivinhas e tudo isso leva as crianças a sonhar e sentir-se parte daquela história.
Como disse Vicente Carpinejar a poesia é simplesmente para ler, ler e brincar.
Às vezes o que achamos tão difícil e complicado nossos alunos sempre acham uma forma fácil e simples de ler, interpretar e principalmente achar graça e se divertir com cada palavra da poesia.
Vamos ousar e ser criativos a tanto a ser feito com as poesias que estão em livros, músicas, etc, que nos apegamos a textos sem sentido e sem graça.
Vamos fazer a diferença!!!
Depende de nós!!!

Nossa colega Fernanda Vestfahl criou uma poesia depois do Chat desta semana que nos retrata o nosso cotidiano escolar, onde devemos buscar a ousadia, o desafio para nunca nos acomodarmos com o conhecimento que já possuímos para cada vez mais auxiliar nossos alunos que são a nossa inspiração.
Reflexão...
Professores!
Vamos sair do comodismo,
Buscar informação.
Contagiar os outros,
Buscar a união.
Para uma escola de qualidade,
Esforços não serão em vão.
Novas possibilidades vamos encontrar,
Se colocarmos em prática
Aquilo que se estudar.
Com a leitura diária,
Crítica e reflexiva
Ajudaremos a formar
Cidadãos conscientes
Capazes de mudar
E transformar.
Fernanda Vestfahl
Texto feito em 05/12/2010 por Adriana, Fernanda e Suélen.

3 comentários:

  1. Olá Pessoal,

    o grupo apresenta seu pensar sobre a importância da leitura em diferentes fases de nossas vidas, exemplificando com uma poesia de Mario Quintana e também temos a contribuição da aluna Fernanda.Mas assim como no fórum senti falta de de uma estruturação do texto, direcionando para as possiblidades de trabalho com poesia nas sérias iniciais.

    um forte abraço,
    Zezé

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  2. Caras blogueiras, "agricultoras da leitura"!
    Parabéns pelas postages! Parabéns, Fernanda, pelo talento explícito na poesia criada!!!
    Imaginem quando vocês unirem em um só texto as idéias que poderão ser aplicadas nas séries iniciais!!! O que não falta a vocês é criatividade e
    experiência nessa faixa etária... é só estruturar o texto.
    Mais uma vez parabenizo a todas pelo blog que está muito rico!
    Um abraço!

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