segunda-feira, 29 de novembro de 2010




Girias modernas
Maria estava sentada na sala quando seus filhos Marcelo e Antonio entram falando de um jeito estranho que ela não conhecia:
Marcelo dizia pra Antonio:  Se liga mano! Onti  na balada fazendo hora o pião veio zuar. O esquema aki é traçar filé e não pega bagulho. Ta ligado?
Antonio:To ligado veio! A fita é o seguinte, fletar e se acabar no Black.
Marcelo: Morô meu! Não do grana pros maluco não, são tudo uns x-9, vamos vazar da próxima vez.
Antonio: Nós é sangue bom, maluco!
                Maria atordoada levantou e disse:
- Meninos! Vão me explicando que jeito é esse de falar! Da onde vocês tiram isso?
                Os irmãos  riram da expressão que a mãe fizera, mas Marcelo explicou:
- Não te preocupa mãe, é que saímos ontem em uma festa e estávamos imitando como as pessoas falavam lá. O que eu disse é que Antonio ficasse atento, que na boate os caras vinham insistindo com drogas, mas o que nós tínhamos que fazer era olhar as moças bonitas e não dar conversas pra eles.
                E Antonio confirmou:
- Claro mãe, eu entendi, o bom era namorar e dançar muito, e Marcelo ainda me disse que não ia dar dinheiro para aqueles caras, porque eram uns entregador, quando chega a policia eles correm, e na próxima vez nós não vamos mais neste lugar, que é barra pesada. Moro mãe?  
                Maria mais calma, abraçou os filhos e disse:
- Esta é a educação que dei para os meus filhos!
                E todos riram juntos da confusão que a gíria faz, palavras sem sentido, mas que dizia tudo.



Um comentário:

  1. Oi Adriana!
    Adorei a tua historinha! Ficou muito legal e bastante interessante! Parabéns pela tua dedicação!!

    Beijos



    Núria Oliveira
    Tutora Presencial/Aluna
    Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade
    Pólo de Hulha Negra - RS

    ResponderExcluir