sábado, 6 de novembro de 2010

Plantando e colhendo o saber

Nós, professores mediadores de leitura somos como agricultores, plantando as sementes do encantamento pela leitura, para que nossos alunos colham o saber, o conhecimento. Por isso devemos nos comprometer e estimular a leitura prazerosa desde os primeiros anos de ingresso na escola, pois a maiora de nossas crianças não tem o acesso a livros. É importante, na educação infantil, que o professor conte histórias e deixe os alunos interagirem com o texto, que sejam sujeitos interativos e não passivos diante da leitura e os contos de fadas são um importante instrumento, pois levam as crianças ao mundo imaginário, ter curiosidade sobre a leitura e desvendar os conflitos que ali estão implicitos.

"Os contos de fadas mantêm uma estrutura fixa. Partem de um problema vinculado à realidade (como estado de penúria, carência afetiva, conflito entre mãe e filho), que desequilibra a tranqüilidade inicial. O desenvolvimento é uma busca de soluções, no plano da fantasia, com a introduçao de elementos mágicos (fadas, bruxas, anões, duendes, gigantes etc.). A restauraçao da ordem acontece no desfecho da narrativa, quando há uma volta ao real. Valendo-se desta estrutura, os autores, de um lado, demonstram que aceitam o potencial imaginativo infantil e, de outro, transmitem à criança a idéia de que ela não pode viver indefinidamente no mundo da fantasia, sendo necessário assumir o real, no momento certo. (Apud FANNY, 1994, p. 120 )

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/14234/1/A-IMPORTANCIA-DOS-CONTOS-DE-FADAS-NA-ALFABETIZACAO/pagina1.html#ixzz14VMq0jqE

Todos os contos de fadas trazem uma mensagem importante para a construção de valores e para o nosso desenvolvimento moral.

"Os contos de fadas mantêm uma estrutura fixa. Partem de um problema vinculado à realidade (como estado de penúria, carência afetiva, conflito entre mãe e filhos), que desequilibra a tranqüilidade inicial. O desenvolvimento uma busca de soluções, no plano da fantasia, com a introdução de elementos mágicos. A restauração da ordem acontece no desfecho da narrativa, quando há uma volta ao real. Valendo-se desta estrutura, os autores, de um lado, demonstram que aceitam o potencial imaginativo infantil e, de outro, transmitir à criança a idéia de que ela não pode viver indefinidamente no mundo da fantasia, sendo necessário assumir o real, no momento certo". AGUIAR, Vera Teixeira de. Era uma vez (contos de Grimm). Porto Alegre, Kuarup.1990.



Fonte: http://www.webartigos.com/articles/14234/1/A-IMPORTANCIA-DOS-CONTOS-DE-FADAS-NA-ALFABETIZACAO/pagina1.html#ixzz14VOCvks9

Mas os contos de fadas não são importantes só para os pequenos, fiz um curso sobre os contos de fadas e a análise da personalidade através deles e me impressionei o quanto eles mexem com nós adultos.
Parabéns Adriana pela escolha do nome do blog, vamos plantar para colher, com certeza teremos alunos mais críticos e reflexivos.

Um comentário:

  1. Olá Fernanda!

    A primeira parte de sua postagem você sobre a importância de de envolver e motivar a criança , ao ato de ler. Mas também você argumenta que muitas o acesso é restrito, e o quanto a res´ponsabilidade esta a cargo da escola e educador. Também discorre da interação da criança com a história, desta maneira a criança.
    esta opinando, tomando decisões na fantasia que o ajudara enfrentar o "real" na hora cera.
    No segundo momento você argumenta porque trabalhar com contos de fada, também contribui com site e no fechamento defende que os contos de fadas podem ser experimentado e vivênviado por nós adultos.
    Desta maneira você contribuiu de maneira muito significativa para pensar em inserir os contos de fada, em nossas leitura e como mediadores de leitura.
    bjs,
    Zezé

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